Dinheiro esquecido: saiba como consultar e veja se você tem direito

O dinheiro esquecido é uma forma de receber valores que, normalmente, nem se lembrava que tinha direito.

Dinheiro esquecido é um termo que voltou a ficar em alta neste ano. Afinal de contas, quem tem algum dinheiro extra a receber, poderá ter a chance de receber, corrigido, ainda em 2023. Então, se esqueceu dinheiro em uma conta bancária, é possível que o Banco Central possa ajudá-lo a recuperá-lo. Existem diversas situações em que o dinheiro pode ser considerado “esquecido”. Por exemplo, uma delas é nas contas inativas por mais de um ano. Desta maneira, se você tem uma conta bancária que não movimenta há mais de um ano, o banco pode considerar a conta como inativa e transferir o saldo para o Banco Central do Brasil.

Quais as outras possibilidades de ter dinheiro esquecido?

Agora, outra possibilidade de ter direito a receber um determinado dinheiro esquecido, é através das contas encerradas com saldo remanescente: se você encerrou uma conta bancária e esqueceu de sacar todo o dinheiro, o saldo remanescente pode ser transferido para o Banco Central do Brasil. Depois, também tem os cheques não sacados. Então, se alguém emitiu um cheque para você e você não o sacou, o valor pode ser considerado como “cheque esquecido” e transferido para o Banco Central. Desta maneira, para verificar se você tem dinheiro “esquecido” no Banco Central, é necessário acessar o site da instituição (www.bcb.gov.br) e fazer uma consulta no sistema de “Valores Esquecidos”. De acordo com a instituição, é necessário informar alguns dados pessoais e bancários para verificar se há algum valor em seu nome. Neste caso, com o número do CPF (Cadastro de Pessoa   Física) ou até CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), poder ter alguma possibilidade. Durante a última semana, o Banco Central voltou a disponibilizar esse sistema, que favoreceu milhões de pessoas no ano passado. Até agora, em 2023, mais de 15 milhões de pessoas já haviam buscam por esses valores esquecidos no site da entidade, de acordo com dados oficiais, até a última sexta-feira (3).

O que fazer se tiver mesmo algum valor a receber?

Por fim, se houver dinheiro em seu nome, você precisará seguir as instruções do Banco Central para recuperá-lo. Geralmente, é necessário comprovar a titularidade da conta e apresentar documentos de identificação e comprovante de residência. No entanto, o processo para recuperar o dinheiro esquecido pode levar algumas semanas ou meses, dependendo da complexidade da situação. Contudo, para quem tem esse direito e conseguiu comprovar, o valor vai entrar na conta e, desta maneira, não vai mais ficar ‘esquecido’ no banco. De acordo com informações divulgadas pelo Banco Central, atualmente são mais de R$ 6 bilhões em dinheiro esquecido na entidade. Isso representa cerca de 38 milhões de pessoas físicas e, aproximadamente, 2 milhões de pessoas jurídicas. Veja também: Caderneta de poupança: saiba quando vale a pena apostar nesta modalidade