Custo de oportunidade: Entenda o que é e veja os exemplos

Você sabia que o termo custo de oportunidade é algo que faz parte do seu dia a dia? Para quem investe e está imerso no mundo das ações, é essencial saber o que significa esta expressão. 

Anúncios

Estudar esse custo dentro da economia, significa analisar as decisões tomadas com relação a uma determinada ação ou investimento, entendendo se a decisão é ou não vantajosa. 

De forma bem resumida, o termo indica o que você perde quando toma determinada decisão. Na prática, é importante saber sobre o custo de oportunidade para análises de perdas qualitativas. 

Anúncios

Entenda o que é custo de oportunidade

Para que você entenda melhor o que é esse custo, vamos separar o termo em duas partes: custo e oportunidade. Veja como fica:

  • Custo: significa algo que você perde ao tomar uma determinada decisão. Por exemplo: você deseja comprar um carro, porém, precisa perder o dinheiro que está guardado no banco. 
  • Oportunidade: significa algo que você ganha ao tomar determinada decisão. Por exemplo: você deseja investir o seu dinheiro em um carro, pois deseja ter mais praticidade, logo, você tem a oportunidade de economizar tempo. 

Sendo assim, no exemplo apresentado anteriormente, caso o indivíduo opte por comprar o carro, o custo de oportunidade se refere ao que ele perdeu, ou seja, o dinheiro que estava guardado no banco. 

Por outro lado, se o indivíduo opta por não comprar o carro, esse custo está relacionado à chance de ter mais comodidade em seu dia a dia com um carro na garagem. 

Uso nos investimentos 

Agora que você entendeu o que significa custo de oportunidade, chegou o momento de entender como este termo se aplica aos investimentos e porque ele é tão importante para os acionistas. 

Anúncios

Dentro do mercado financeiro, existem diversos tipos de investimentos. Existem investimentos de baixo, médio e alto risco, porém, cada tipo de ação possui as suas vantagens e as suas desvantagens. 

Por isso, fazer uma análise do custo, significa entender o que se perde e o que se ganha ao escolher determinado tipo de carteira de investimentos. 

No caso de um investimento de baixo risco, por exemplo, o investidor ganha mais segurança e perde chances de maior lucratividade. Por outro lado, um investimento de alto risco apresenta pouca segurança e muita chance de lucratividade.

Como calcular o custo de oportunidade?

Para calcular o custo de oportunidade de forma efetiva, é necessário fazer alguns questionamentos definidos por Ben Carson, neurocirurgião que criou a técnica BWA. A Best Worst Analysis define quatro perguntas essenciais:

  • O que de melhor poderia acontecer comigo caso essa decisão seja tomada?
  • O que de pior poderia acontecer comigo caso essa decisão não seja tomada?
  • O que de melhor poderia acontecer caso eu não tome essa decisão?
  • O que de pior poderia acontecer comigo caso eu não tome essa decisão?

Definindo este panorama, você terá muito mais clareza e poderá tomar a decisão a respeito do investimento desejado. Vale lembrar que a análise de custo de oportunidade pode ser usada para outros tipos de decisões.

Rolar para cima