Portal de Economia e Finanças

Descubra como cadastrar o seu Pix no Caixa Tem e mais!

9

O Pix é um assunto que está em bastante evidência atualmente, pois é o novo método de pagamento aprovado pelo Banco Central que promete pagamentos instantâneos.

Publicidade

Como esse é uma assunto em alta e as pessoas estão tendo dúvidas em relação a eles, nós vamos te ensinar como cadastrar a sua chave Pix no app Caixa Tem e ainda outras informações importantes sobre ele!

Publicidade

Aprenda como cadastrar o Pix no app Caixa Tem

O lançamento do Caixa Tem foi com a finalidade das pessoas gerenciarem a poupança social digital da Caixa Econômica Federal e todos os pagamentos do governo são realizados por lá, como por exemplo, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, os benefícios do BEM e Auxílio Emergencial.

Saiba que é possível fazer o cadastro de uma chave Pix diretamente no Caixa Tem para que sejam realizadas transferências para lá, não ficando apenas para os pagamentos do governo.

O que é chave Pix?

Acreditamos que o primeiro passo é que você saiba o que é uma chave Pix, saiba que nada mais é que uma maneira de identificar as contas dos usuários em transações.

Atualmente, quando você vai fazer uma transferência através do DOC ou TED é necessário informar diversos dados sobre a pessoa, como: nome, CPF ou CNPJ, código do banco, agência e número da conta.

Já com a chave Pix você precisará cadastras apenas uma dessas informações na sua conta do Caixa Tem e informar esse dado à pessoa para que você receba o valor em apenas 10 segundos na conta desejada, estando o serviço disponível 24 horas por dia, durante todos os dias da semana.

Publicidade

As chaves que podem ser cadastradas são: CPF ou CNPJ, endereço de e-mail, telefone ou alguma chave aleatória, como uma combinação alfanumérica criada pelo próprio Banco Central.

É possível que você realize o cadastro de mais de 1 chave Pix em cada banco ou fintech, contudo você não poderá utilizar a mesma chave em dois bancos distintos.

Publicidade

Como cadastrar no aplicativo Caixa Tem

Agora que você já entendeu o que é uma chave Pix e como ela irá facilitar a sua vida, está na hora de aprender como cadastrá-la no seu aplicativo Caixa Tem.

A primeira coisa que você deve fazer é abrir o aplicativo no seu celular e escolher qual chave irá utilizar, podendo ser CPF, e-mail, telefone celular, entre outros.

Então você entrará na opção Pix e selecionará a opção escolhida, digitando o número correspondente ou e-mail, então confirme a escolha tocando em “Sim, estou de acordo” e depois digite a sua senha do Caixa Tem para confirmar o cadastro.

Simples assim, você já estará com a sua chave Pix cadastrada no app Caixa Tem e poderá utilizá-la para fazer transações.

Publicidade

Saiba mais sobre o Pix

Pix
Aprenda como cadastrar sua chave Pix no aplicativo Caixa Tem

O que é Pix?

Embora nós já tenhamos dado uma explicação, é importante detalhar mais para que você não fique com nenhuma dúvida.

O Pix é uma nova maneira de realizar pagamentos, sendo muito mais eficiente e rápido, pois não é necessário esperar dias para que o pagamento finalmente caia na conta de quem receberá, podendo ser realizado a qualquer hora e em qualquer momento da semana.

Esse novo método não será apenas utilizado para pagamentos entre pessoas, também para o pagamento de estabelecimentos comerciais.

A principal vantagem que ronda esse método é a agilidade com que tudo acontece, pois em poucos segundos o seu dinheiro já foi transferido e o melhor de tudo é não precisar se preocupar se está em horário comercial ou em dia útil.

Para que você utilize o Pix, não é necessário baixar nenhum aplicativo referente a ele, pois será integrado aos próprios aplicativos das instituições financeiras.

Os TEDs e DOCs deixarão de existir?

A resposta é não, pois o Pix será adicionado como uma nova possibilidade de pagamento, para que você possa fazer tudo de uma maneira mais prática.

Enquanto para realizar um TED ou um DOC é necessário informar várias informações, em alguns lugares ter que realizar o pagamento de taxas e ainda cuidar para ver se está em horário comercial, com o Pix não será necessário se preocupar com nada disso.

Então, você não precisa se preocupar caso não confie nesse novo método, poderá continuar utilizando os anteriores da mesma maneira de sempre.

Quando o Pix começará a ser utilizado?

Ele começará a funcionar de maneira oficial no dia 16 de novembro e todos os bancos e fintechs que possuem mais de 500 mil contas ativas precisarão se adequar até esse dia, para que o serviço deseja oferecido.

Desde o dia 5 de outubro é possível que você registre as suas chaves Pix nas instituições que você desejar.

Quais serão as possibilidades de pagamento?

O Pix irá realizar transações em tempo real, sem qualquer interferência de terceiros, pois o dinheiro sairá da sua conta e irá diretamente para a conta de quem você desejar.

De acordo com o Banco Central, as transações poderão ser feitas:

  • Entre as pessoas;
  • Entre pessoas e estabelecimentos comerciais;
  • Entre estabelecimentos;
  • Para entes governamentais, no caso de impostos e taxas.

Para que seja possível utilizar o Pix, é necessário que o pagador e o recebedor possuem conta em um banco, instituição de pagamento ou uma fintech, não sendo necessária uma conta corrente.

Vou ter que pagar para utilizar esses serviços?

A utilização do Pix será gratuita para pessoas físicas, contudo poderá existir a cobrança de taxas em algumas situações, como por exemplo, se a pessoa optar fazer o Pix por meio físico em vez de digital.

É importante saber que pessoas jurídicas também poderão ser taxadas dependendo da instituição. Caso você não deseje realizar pagamento de taxas em nenhuma hipótese, saiba que o Nubank não cobrará nenhuma taxa, não importando se é pessoa física ou jurídica.

Se quiser saber mais sobre esse novo método de pagamento, clique aqui.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, compartilhe com seus amigos para que eles também saibam como funciona o Pix e a melhor maneira de cadastrar as suas chaves. Além disso, não deixe de comentar a sua opinião sobre esse novo método de pagamento.

9 Comentários
  1. Palmira de Menezes Tavares Diz

    Parabéns pra vcs

  2. Juliana Diz

    Eu não consigo entrar caixa tem do meu celular abaixo aplicativo caixa tem mais não consigo entrar

  3. Franciele Pires Penna Diz

    Um aplicativo muito bom,rapidez

  4. Franciele Pires Penna Diz

    Excelente aplicativo

  5. Franciele Pires Penna Diz

    Excelente

  6. José Antônio Carvalho da Silva Diz

    Gostei muito

  7. José Antônio Carvalho da Silva Diz

    Muito bom

  8. Claudia Regina Pereira de Camargo Diz

    Sim acredito como receber um Auxilio Mei CNPJ

  9. Zeferino Gomes pereira Diz

    E eu fui aprovado é nunca peguem né uma parcela

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.