Desenrola aprovado: afinal de contas, o programa limpa o nome? Confira
Na prática, a ideia do Desenrola é permitir que as pessoas possam pagar e até mesmo negociar as dívidas.
O Desenrola é um programa criado pelo Governo Federal, em caráter temporário, mas que teve aprovação pelo Senado na última semana. Desta maneira, vai ser algo mais definitivo para ajudar as pessoas a pagarem suas dívidas.
Na prática, a ideia do Desenrola é permitir que as pessoas possam pagar e até mesmo negociar as dívidas. Isso porque, no momento, mais de 60 milhões de brasileiros vivem nessa situação de dívidas.
Inicialmente, os brasileiros com dívidas de até R$ 100 já tiveram o nome automaticamente limpos com o programa. Assim, foram mais de 6 milhões de pessoas beneficiadas, segundo dados do próprio governo federal.
Desenrola limpa nome?
Uma situação que vem deixando muita gente em dúvida é se o Desenrola limpa ou não o nome da pessoa. E a resposta é que ele, de fato, limpa o nome das pessoas, mas não deixa de ter a obrigatoriedade de se pagar o que deve.
Neste caso, o cidadão passa a ter o nome limpo, mas não desimpedido de pagar aquele débito. O que acontece é que ele voltará a ter o nome sem restrição, conseguindo novos créditos, mas não livre da dívida.
Assim, o Desenrola é uma possibilidade de garantir o retorno da pessoa ao mercado de consumo. E isso, de certa forma, pode até mesmo aquecer a economia, já que terá mais gente com poder de compra.
Para quem ainda não conhece o programa, o Desenrola permite o parcelamento de dívidas, sempre com taxas de juros mais baixas. E isso permite que essas pessoas possam voltar a ter uma vida ‘normal’ no ponto de vista financeiro.
Números do Desenrola
De acordo com o regulamento do Desenrola, o parcelamento das dívidas das pessoas pode ter o mínimo de 12 meses e o máximo de 120, dependendo do valor. Desse modo, ainda tem 30 dias para começar a pagar a primeira parcela.
Mas, diferenciando realmente é que, apenas cinco dias após firmar o acordo, o devedor já fica com o nome limpo. Assim, vai conseguir, na prática, ter uma possibilidade de voltar a ter essa vida financeira melhor.
No entanto, economistas e especialistas entendem que o Desenrola é apenas uma ferramenta aliada. Afinal de contas, as pessoas também precisam ter organização financeira para não gastarem mais do que podem, evitando assim a contração de novas dívidas, o que vai gerar sempre novos problemas para as famílias.