Imposto de Renda: 1º lote de restituição é agora em maio; veja se vai receber
Uma parte dos contribuintes vai receber o dinheiro mais cedo, enquanto outros vão ficar para o final
O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda para os brasileiros chega no próximo dia 31 de maio. No total, são quatro lotes, sendo que o quarto e último acontece no dia 31 de agosto.
Então, uma parte dos contribuintes vai receber o dinheiro mais cedo, enquanto outros vão ficar para o final. Além disso, vale lembrar que prazo para fazer a declaração também não acabou e vai até o dia 31 deste mês.
Desta maneira, os contribuintes que são obrigados a declarar imposto de renda e ainda não fizeram, precisam agilizar. A declaração começou em fevereiro.
Quem vai receber primeiro a restituição do Imposto de Renda
Agora, muita gente fica em dúvida sobre os critérios para ter prioridade na hora de receber a restituição do Imposto de Renda. Neste caso, é importante ressaltar que a prioridade no pagamento é para idosos como mais de 60 anos e também pessoas com problemas graves de saúde.
Isso independentemente do período em que tenham declarado. Depois, aqueles que declararam logo nos primeiros dias do prazo também terão prioridades e vão poder receber já neste lote inicial.
Fora isso, os demais contribuintes vão receber apenas a partir do segundo lote de pagamento do Imposto de Renda. Desta maneira, vale lembrar que quanto mais cedo declarar, mais cedo irá receber.
Além disso, se tiver algum erro no preenchimento da declaração, durante o processo de restituição, poderá corrigir. Neste caso, terá que fazer uma restituição na declaração do Imposto de Renda.
Neste sentido, vai evitar multar e problemas com a Receita Federal. Contudo, vai receber o imposto a restituir um pouco mais tarde também.
Por isso, é sempre importante fazer a declaração do Imposto de Renda com calma e se atentar a todos os documentos pedidos. Assim, vai conseguir receber a restituição sem maiores problemas, garantindo melhor atendimento.
Nem todos recebem restituição
Por fim, também vale lembrar que nem todos os contribuintes do Imposto de Renda vão receber restituição. Isso porque, dependendo da renda do trabalhador, ele tem que pagar o imposto.
Neste caso, também existe um prazo específico para não levar multa. E o contribuinte que precisa pagar Imposto de Renda, ainda tem a opção de pagar à vista com desconto e também parcelar.
Desta maneira, poderá cumprir com os seus deveres ao fisco e garantir a regularidade do seu Imposto de Renda. E não terá nenhum tipo de punição futura por parte da Receita Federal.
Leia mais: Veja quem terá direito a isenção da taxa de inscrição do Enen.