Quer vender um carro financiado? Saiba como!

Comprar um carro financiado é uma prática muito comum em nosso país. Grande parte da população não tem condições financeiras para arcar com uma compra à vista nesse valor, e acaba optando por financiar o bem, dando entradas modestas e parcelando o restante da quantia.

Anúncios

Apesar de ser um facilitador para alcançar o sonho de ter um carro, não conseguir arcar com as parcelas é um problema bastante comum.

Ninguém compra um carro pensando que não irá conseguir pagar as parcelas acertadas no financiamento, porém, alguns imprevistos podem acontecer e atrapalhar esse comprometimento.

Uma saída para quem se encontra nessa situação é a venda do veículo antes de terminar o financiamento. Sim, isso é possível e neste post vamos te contar como!

Como vender o seu carro financiado

carro financiado
Saiba como você pode fazer para vender o seu carro financiado!

Situações propícias para a vender seu carro financiado

Para quem não consegue arcar com o financiamento e está precisando de dinheiro, pode optar por fazer uma troca com troco, em que se vende o carro usado para a concessionária e usa o dinheiro recebido a fim de quitar as parcelas restantes do carro usado. Você pode, ainda, usar essa quantia para dar de entrada em um carro novo, servindo também para quem quer apenas trocar o veículo!

Se você se enquadra em alguma dessas situações, confira o passo a passo para você realizar a venda do seu veículo financiado:

Saiba o valor da sua dívida

Para vender é preciso que o proprietário saiba exatamente qual é o valor ainda devido para quitar o financiamento. É possível saber isso diretamente com o banco que financiou o veículo ou com a concessionária que você adquiriu o veículo.

Veja as possíveis pendências

Após se certificar do valor ainda devido, é preciso averiguar se existem pendências financeiras relacionadas ao veículo como impostos, multas, entre outras restrições que podem impedir que a venda seja feita.
Havendo pendências, cabe ao dono do veículo saná-las ou abater no valor da venda do veículo.

Coloque à venda

Você pode optar por vender o seu veículo de maneira particular, anunciando em diversos meios, expondo todos os detalhes do mesmo e ressaltando que ele é financiado, ou colocar à venda direto com a concessionária.

Ao vender para um particular, você tem mais chances de conseguir um valor mais alto, haja vista que o valor pago pela concessionária ficará abaixo da tabela Fipe, já que eles procurarão vender depois para uma outra pessoa.

Analise a forma de pagamento

É mais recomendável encontrar um comprador que consiga pagar o veículo à vista, dando liberdade para você fazer o que quiser com o seu dinheiro, como renegociar a dívida, dar de entrada em outro veículo, além de ser positivo para o comprador que compra um carro sem dívidas.

No entanto, se o comprador só conseguir comprar também com financiamento, será preciso que ele e o dono do veículo reúnam seus documentos pessoais e os documentos do veículo, a fim de passar o financiamento para o nome do novo dono. O mesmo passará por uma análise de crédito pelo banco, que decidirá se a dívida poderá ou não ser transferida.

Organização e planejamento podem salvar sua vida financeira e evitar situações como essa. Planilhas financeiras podem ajudar! Saiba mais aqui.

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

Aguarde…