Portal de Economia e Finanças

Saiba como criar e monitorar a sua planilha de gastos

0

Ter uma educação financeira é essencial nos dias atuais, pois com ela é possível resistir às compras por impulso, evitar gastos excessivos e ajuda a ter um planejamento, o que te aproxima muito mais de conseguir conquistar determinado objetivo. Possuir uma planilha de gastos pode ser essencial neste momento.

Publicidade

Uma planilha bem organizada, contendo todos os seus gastos é muito importante pois permite que você não perca o controle das suas finanças. Independente de qual for os seus objetivos, saiba que terá uma ótima aliada quando o assunto é poupar.

Publicidade

Neste artigo iremos fornecer todas as informações relevantes sobre a planilha de gastos. Entenda como funciona e como montar a sua agora mesmo, acompanhe!

Como funciona a planilha de gastos

Planilha de gastos

Utilizando uma planilha de gastos, você garante uma disciplina financeira muito maior. Esse controle é muito útil para descobrir quais são os gastos mais descontrolados, onde está desperdiçando dinheiro e muito mais.

Dessa forma, é possível evitar as dívidas e a realização de objetivos que sejam em curto, médio ou longo tempo. Uma boa planilha deve levar em consideração todas as suas pequenas metas, características e não pode ser algo totalmente genérico.

Por isso, vamos te ajudar a desenhar a sua própria planilha para ter acesso mais claro e realista à sua condição financeira.

Publicidade

Como fazer uma planilha de gastos

Para criar a planilha de gastos recomendamos que você tenha um planejamento muito bem detalhado, pois com base nisso é possível entender de uma forma bem mais clara todos os seus custos.

Fazer essa divisão é essencial para entender de onde vem todos os seus recursos e para onde eles são destinados durante o mês. Sendo assim, com a sua planilha recém criada é necessário fazer a seguinte divisão:

Publicidade
  • Crie uma lista de gastos separados por temas, como automóvel (Combustível, manutenção, IPVA) moradia (Aluguel, água, luz) e compras (Açougue e supermercado) entre outros;
  • Estabeleça um certo equilíbrio nestas contas, por exemplo, em automóvel suponha um limite de R$400 reais e não ultrapasse essa meta de forma alguma;
  • Registre todos os seus gastos nesta planilha de gastos, separados por temas para ter um controle ainda maior;
  • Considere o que deve ser feito caso os gastos ultrapassem o limite estipulado, como reduzir o teto de outro tema para cobrir os gastos extras mensais.

Como manter os gastos pessoais organizados

Não basta fazer todos os registros sem ter nenhum planejamento financeiro que permita o uso estratégico da planilha de gastos. Confira as dicas que a nossa equipe separou para te ajudar neste processo.

  • Crie uma reserva financeira para algum imprevisto;
  • Separe uma parte do seu dia para fazer o controle de todos os seus gastos;
  • Identifique todos os gastos que estão sendo realizados de forma desnecessária.

Seguindo todas estas dicas em pouco tempo você terá um controle total de todos os seus gastos, se livrando das dívidas e conseguindo alcançar todos os seus objetivos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.