Portal de Economia e Finanças

Principais investimentos em renda fixa para você conhecer

0

A renda fixa é uma modalidade muito apreciada em investimentos. Principalmente por conta da sua segurança. Você sabe quais são os principais investimentos em renda fixa existentes? É importante conhecê-los para melhorar a sua experiência enquanto investidor. 

Publicidade

Por isso, explicamos o que é renda fixa. Além disso, destacamos as principais opções. Acompanhe! Leia! Confira! 

Publicidade

O que é renda fixa

A renda fixa apresenta uma rentabilidade previsível. Dessa forma, o ideal é que essa modalidade seja a preferida entre investidores iniciantes. Começar a investir na renda variável requer mais experiência e conhecimento, o que pode acabar sendo um risco para quem está começando.

Mesmo investidores mais experientes devem investir também na renda fixa, pois esta oferece maior segurança. Dessa maneira, todos devem conhecer sobre a renda fixa, independentemente da sua maturidade no ramo dos investimentos.

Assim, a renda fixa pode contribuir de forma muito positiva para ser a base do seu patrimônio enquanto investidor. 

Principais investimentos em renda fixa

Falaremos sobre poupança, tesouro direto, CDB, LCI E LCA, Letra de Câmbio e CRI/CRA. Leia e identifique as opções mais vantajosas para você. 

Poupança

Em princípio, todo banco oferece essa opção de investimento. Dessa maneira, é o investimento em renda fixa mais conhecido. É considerado um dos piores, pois apresenta um rendimento muito baixo. Em contrapartida, apresenta uma alta segurança.

Publicidade

Portanto, ara quem está começando, sem pressa, a poupança serve para guardar o dinheiro do pontapé inicial no mundo dos investimentos, embora isso também possa ser feito com as outras opções que falaremos em seguida.

Tesouro direto

O Tesouro Direto é um programa do tesouro nacional. Nessa modalidade, são vendidos títulos públicos federais para pessoas físicas, de forma online. O programa foi lançado em 2002. Dessa forma, ainda é uma modalidade nova, mas que já cativou boa parte dos brasileiros, se tornando um queridinho entre as opções de renda fixa.

Publicidade

Outra vantagem do tesouro direto está em permitir títulos com diferentes tipos de rentabilidade (ligada à variação da inflação, taxa de juros básica ou pré-fixada). 

CDB

CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário. É um título de renda emitido por instituições financeiras (bancos). Apresenta o objetivo de captar dinheiro e financiar suas atividades. Funciona como um empréstimo. No longo prazo, o banco devolve o valor ao investidor, adicionando uma taxa de juros por cada título (que é fixado no momento de compra).

Vale destacar que essa modalidade é bastante segura, pois o FGC (Fundo Garantidor de Crédito) garante investimentos até o valor de R$ 250.000,00. Assim, é um investimento bastante seguro. 

LCI e LCA

LCI é a sigla para Letra de Crédito Imobiliário. Bancos emitem estes títulos de renda fixa e os recursos captados são utilizados para financiar atividades ligadas ao setor imobiliário. 

Publicidade

A LCA, por sua vez, é a sigla para Letra de Crédito do Agronegócio. Consiste em títulos emitidos por bancos para financiar atividades ligadas ao setor do agronegócio. Pode ter natureza pré-fixada, pós-fixada e híbrida. 

Letra de câmbio

Instituições financeiras emitem a Letra de câmbio como forma de captar recursos. Em troca, oferece ao investidor o valor do título com acréscimo de juros e correção monetária. É também uma excelente opção de renda fixa. 

CRI/CRA

Estes investimentos são isentos da tributação de imposto de renda e IOF. Se parecem com os títulos de LCI e LCA citados anteriormente. Todavia, são menos seguros, pois o FGC não garante o valor investido.

Sendo assim, agora que você já conhece os principais investimentos em renda fixa, que tal começar a investir? Escolha os investimentos que mais o atraiu. Poupe dinheiro e comece. Quanto antes, melhor. Não fique preso a apenas uma opção. diversifique a sua carteira. converse com o seu gerente. Ou com o seu contador, consultor financeiro, etc. Planeje-se. O importante é começar. 

Gostou do que leu? Então saiba quais são as ações mais recomendadas para 2021, segundo especialistas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.