Seguro viagem: descubra a importância de contratar um

O seguro viagem é uma das garantias que todos os viajantes precisam ter, mas muita gente não dá a devida importância para essa necessidade.

No entanto, é normal as pessoas acharem que o seguro viagem é apenas um gasto a mais e que não fará muita diferença contratar esse serviço,  é necessário considerar que imprevistos podem acontecer e o seguro viagem é uma garantia.

Se você está planejando uma viagem particular ou com a sua família e ainda está na dúvida se é vantajoso adquirir um seguro viagem, saiba mais sobre a importância de contratar esse serviço.

O que é o seguro viagem?

 

O-que-é-o-seguro-viagem
O-que-é-o-seguro-viagem

 

Publicidade

O seguro viagem é um serviço que tem como objetivo prestar suporte ao viajante e ajudá-lo a sanar diversos problemas durante sua jornada.

É sempre recomendável ter um seguro  ele pode até mesmo ser obrigatório,  ele é uma ótima forma de evitar uma grande dor de cabeça, assim como os demais tipos de seguros oferecidos pelo mercado, o seguro viagem é um serviço que tem por finalidade prestar suporte.

Publicidade

Portanto, no caso do seguro viagem esse amparo é oferecido ao viajante durante seu deslocamento e estadia e é muito importante para garantir segurança e tranquilidade, afinal, uma viajem é marcada por diversos eventos e por mais cuidado que se tenha, situações inesperadas podem acontecer.

O seguro viagem costuma ser uma opção que o viajante pode ou não fazer, mas para alguns destinos ele é obrigatório e o turista só pode entrar no território se tiver o comprovante da contratação.

A gente nunca sabe quando algo vai dar errado e quando não vai, não é mesmo? E ninguém merece ter sua viagem estragada por causa disso.

Algumas pessoas ficam semanas, meses, talvez até anos planejando e se preparando para aquela viagem dos sonhos e, quando finalmente chega a hora…

Algo sai do planejado! Para casos como esses é que se contrata o seguro viagem. Para garantir a segurança e a tranquilidade dos viajantes durante o período em que estão longe de casa!

Em várias situações, podem ser oferecidas assistências ou indenizações para amenizar o efeito desses imprevistos.

Razões para contratar um seguro viagem

Tranquilidade e sossego

Existem muitos motivos pelos quais você deve ter esse tipo de seguro, mas vamos começar pelo mais importante de todos: a tranquilidade da sua viagem. Por mais que você seja uma pessoa otimista e segura, sabe que em uma viagem, eventualidades podem acontecer.

Você estará em um lugar que não conhece muito bem e sujeito a várias situações de risco, ou seja, você sabe também que, dependendo da situação que ocorrer, os custos que foram planejados para aquela viagem podem ficar mais altos e isso já é motivo suficiente para já ficar um tanto quanto apreensivo.

Vale destacar que mesmo para viagens mais curtas ou dentro do país, o seguro viagem também é indicado, afinal, os imprevistos não escolhem lugar nem momento para acontecer.

Facilidades no cancelamento

Geralmente, as pessoas marcam suas viagens com bastante antecedência, mas é muito comum enfrentarem situações onde acabam sendo obrigados a cancelar tudo. Isso pode gerar uma grande dor de cabeça, já que, tanto os locais de hospedagem como as companhias aéreas costumam ter políticas rígidas sobre cancelamentos ou alterações de datas.

Com o seguro viagem, você pode cancelar sua viagem sem que tenha prejuízos por isso. Nos casos em que a companhia área e o hotel não ofereçam a opção de reembolso, a seguradora irá reembolsar você. Se você tiver que remarcar as datas, o seguro também cobre as taxas adicionais que poderão ser cobradas.

Seguro bagagem

O extravio de bagagens é muito comum, principalmente nos aeroportos e isso pode atrapalhar bastante a sua viagem se ocorrer com você. Além de você estar sujeito a perder seus bens e demais objetos pessoais importantes, poderá passar por situações de muito estresse no processo de localização e devolução das malas,Ou seja, com o seguro  todos os custos com a localização das bagagens são cobertos pela seguradora, assim como despesas por conta dos atrasos causados por sua localização.

Outra situação muito recorrente nos aeroportos é o roubo de malas com a ação de quadrilhas que agem nesses locais. Se isso ocorrer, o seguro também cobre as despesas do viajante com a subtração de sua bagagem.

Assistência médica no seguro viagem

Problemas de saúde durante a viagem são outro problema que qualquer pessoa está sujeita a enfrentar, principalmente quando se trata de uma viagem para um país com condições climáticas diferentes da que estamos acostumados a lidar.

A diferença na culinária e os ambientes que serão frequentados também são fatores que podem contribuir para esse risco e é nesse momento que entra a importância da assistência médica.

Com esse tipo de cobertura você terá atendimento hospitalar gratuito de emergência nos hospitais conveniados com a seguradora.

Também é possível receber o reembolso em eventuais gastos com o atendimento. O seguro também pode cobrir gastos com medicamentos.

A importância dessa cobertura está no fato de você ter atendimento médico no momento em que precisar e não ter que gastar com isso, considerando que, dependendo dos destinos, despesas médicas podem ser mais altas do que o valor da viagem em si.

Alguns seguros oferecem também cobertura para assistência odontológica.

Morte Acidental

É claro que essa é uma situação que não gostamos nem de imaginar e também não é comum de acontecer, ainda assim, é uma hipótese que precisa ser considerada. Caso uma fatalidade ocorra, o seguro pode oferecer indenização e cobrir os gastos com a repatriação e transporte do corpo, ou seja, nesse caso a família do segurado estará amparada e não terá que se preocupar com despesas e questões burocráticas, já que o seguro estará cuidando de tudo.

Vale lembrar que, em casos mais graves, o titular pode estar inconsciente ou não ter condições de entrar em contato com a seguradora.

Gostou das dicas? Entre em nosso blog e saiba muito mais sobre esse e outros assuntos para garantir sua segurança e bem-estar. Aproveite para ler também Em viagens internacionais, quando usar o cartão de crédito? Veja 5 dicas