Como tirar o PIS pela primeira vez
O PIS corresponde a um cadastro fundamental para todos os brasileiros que trabalham de carteira assinada. Afinal, é através dele que é possível solicitar os benefícios trabalhistas em vigência no Brasil. Contudo há muitas pessoas que têm dúvida sobre como tirar o PIS pela primeira vez.
Basicamente, o PIS fornece uma combinação de números únicos que possibilitam o recolhimento de encargos trabalhistas feitos pelo trabalhador. Além disso, o número do PIS dá acesso a programas trabalhistas e benefícios oferecidos pelo governo.
Quer saber mais informações de como tirar o PIS pela primeira vez? Então continue sua leitura e veja agora como tirar o PIS de forma simples e segura. Confira!
Veja também:
- 13º salário chegando; o que fazer se a empresa não pagar, confira
- Taxação dos super ricos: saiba se o seu nome também está na lista; confira
- Cesta básica cai em todos os lugares em setembro; veja onde ficou mais barato
- Bolsa Família com NIS final 1; saiba quando vai receber
- Conta de luz: confira a bandeira tarifária para novembro e economize
Definição de Programa de Integração Social – PIS
O número do PIS, está ligado ao fundo de amparo ao trabalhador criado pelo Governo. Em síntese, ele se destina a trabalhadores de empresas privadas, onde é feito uma reserva de encargos que seguem as diretrizes da legislação Trabalhista.
Em 1976, o PIS e o PASEP se tornaram únicos. Contudo vale destacar que o PASEP é diferente do PIS por se tratar de uma reserva destinada ao trabalhador do serviço público.
Depois que houve essa unificação o programa passou a ser chamado de PIS/PASEP. Mas, o objetivo continuou o mesmo, ou seja, reunir fundos para amparar trabalhadores do setor público e privado.
No geral, há dois bancos responsáveis pela administração desses programas. O PIS é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, enquanto que o PASEP é do Banco do Brasil.
Entenda como tirar o PIS pela primeira vez
Fazer o cadastro do PIS não é uma obrigação do trabalhador. Ou seja, é o empregador quem deve se responsabilizar pela criação do cadastro, que é feito mediante a admissão do funcionário.
No entanto, o cadastramento acontece somente nos casos em que o funcionário não possui PIS, nem cadastro do NIS. Quando o trabalhador possui carteira de trabalho, ele já será inscrito automaticamente. O mesmo acontece no caso do NIS, caso ele possua o Cartão Cidadão.
Quando a pessoa é admitida para um emprego, ela deve informar sua inscrição de PIS ou NIS caso tenha. Até mesmo para que não seja feito um novo cadastramento.
Hoje em dia, não é emitido um documento que garanta esse cadastro. Qualquer dúvida em relação ao PIS, é possível consultar no:
- Extrato emitido do FGTS
- Carteira de trabalho
- No Cartão Cidadão.
Além disso se, preferir também pode ir até a Caixa Econômica Federal, e então solicitar o seu número de cadastro. A solicitação deve ser feita mediante a apresentação de documento de identificação com foto. Você também pode fazer essa consulta no portal Meu INSS, usando o número que corresponde a seu CPF.
Dessa forma, consegue acessar seus dados de cadastro, que ficam salvos no Governo Federal.
Já sabe como tirar o PIS? Aprenda agora como fazer o saque
Os rendimentos do PIS, podem ser sacados através da conta individual do trabalhador quando possui saldo positivo.
Para sacar basta ir até uma agência da Caixa ou correspondentes, com o Cartão Cidadão e documento de identificação, que pode ser:
- CNH;
- RG;
- Carteira de Identidade de Estrangeiros;
- Identidade Militar;
- Passaporte brasileiro.
Portanto, agora que já sabe como tirar o PIS pela primeira vez, verifique se você já não possui o cadastro e se tem saldo ativo, caso não tenha, providencie junto ao seu empregador seu PIS.