Poupança programada: Entenda o que é e como funciona

Uma das principais desculpas do brasileiro para não realizar investimentos é a falta de disciplina, já que muitas pessoas acabam esquecendo de guardar dinheiro. Atualmente com a tecnologia ficou bem mais simples fazer esse tipo de coisa e a poupança programada é uma ótima opção.

Não ter dinheiro costuma ser uma justificativa comum para não fazer uma reserva de emergência, mas vale ressaltar que é necessário mudar isso o mais rápido possível, começando economizar aquilo que você já tem.

Neste artigo iremos esclarecer tudo sobre a poupança programada que vem facilitando muito a vida das pessoas que querem poupar mas acabam não conseguindo. Acompanhe!

O que é a poupança programada

poupança programada

A poupança programada é um serviço que funciona de forma totalmente gratuita e está disponível para todos os clientes que possuem uma conta corrente e conta poupança no mesmo banco.

Através dela, o cliente consegue programar os depósitos automáticos na poupança a partir do dinheiro que já está na conta. A data para esse desconto automático pode ser escolhida pelo cliente.

A poupança programada conta com diversas vantagens e uma delas é conseguir fugir da indisciplina que é o maior motivo para as pessoas não conseguirem fazer as suas economias.

Muitas pessoas já costumam utilizar esse tipo de serviço como um grande aliado nos negócios, se programando para não perder o controle de nenhuma das suas movimentações.

Como funciona a poupança programada

Como já foi mencionado acima, o cliente pode programar o serviço para acontecer durante todos os meses, funcionando como um débito automático. Para começar a utilizar a poupança programada é necessário que você defina dois pontos importantes:

  • O valor que foi reservado para débito todos os meses;
  • O dia que o débito será realizado.

Para ativar esse serviço, é necessário acessar o site oficial do seu banco ou comparecer a um caixa eletrônico da sua agência. Se você já possui uma conta bancária que possui a opção de poupança e conta corrente, basta ativar a poupança programada através do próprio aplicativo do banco.

Vale ressaltar que o dinheiro pode ser resgatado a qualquer momento que for necessário.

Vantagens oferecidas

Primeiramente é necessário saber se o dinheiro que será debitado da sua conta não fará nenhuma falta. É necessário avaliar se essa quantia será um impacto muito grande no seu orçamento.

Uma dica é fazer um bom planejamento, com cálculos bem detalhados das principais condições da poupança programada. Confira todas as vantagens oferecidas:

  • Ajuda o cliente a ter uma disciplina financeira maior;
  • Auxilia no processo de conseguir juntar uma boa quantia em dinheiro;
  • O valor para o débito automático e o dia é da escolha do próprio cliente;
  • A data e o valor também podem ser alterados a qualquer momento;
  • As transações são realizadas de forma totalmente automáticas, sem a necessidade de comparecer a uma agência;
  • Os bancos não cobram nenhum tipo de taxa por esse serviço;
  • O cliente pode cancelar o serviço de poupança programada a qualquer momento.

Thuanne

Redatora apaixonada pelo Marketing Digital e tudo o que este é capaz de transformar, estudante de Comunicação e desenvolvedora de conteúdo em constante processo de aprendizado.