Qual a diferença entre o banco digital e o banco convencional?

Hoje em dia centenas de bancos digitais estão surgindo a todo vapor. Com certeza você já recebeu um e-mail ou ligação para fazer parte de algum banco digital.

Mas como lidar com esse tipo de novidade?

Como saber se realmente os bancos digitais valem a pena e qual a diferença deles para os convencionais?

Vamos responder todas essas dúvidas para você e lhe ajudar a fazer a melhor escolha!

Confira abaixo!

O que é um banco digital?

Banco Digital

Primeiramente, a dúvida que vamos responder é sobre o que é um banco digital!

O banco digital é um banco online, isso mesmo! Todos os principais procedimentos deste banco são feitos através da tela do seu celular e do seu computador.

Isso significa que praticamente todas as atividades feitas em um banco comum, como: abertura de conta, extrato, transferências e muito mais, são feitas agora por você e de forma online.

Sem precisar sair de casa!

Além disso, as agências digitais não possuem lojas físicas de atendimento, apesar de possuírem instalações para resolver questões administrativas e estratégias, elas não estão abertas para o atendimento ao público.

É realmente uma revolução digital financeira!

Qual a principal diferença do banco digital para o convencional?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que é um banco digital, vamos falar sobre a principal diferença para o convencional.

A principal diferença entre os 2 tipos de agências é o atendimento, sendo que na agência digital o cliente é quem se responsabiliza pela maioria dos procedimentos financeiros de forma online.

Já nas agências físicas o cliente possui a liberdade de procurar um atendente para lhe auxiliar em alguns procedimentos.

Apesar dessa ser a maior diferença, ainda existem outros possíveis diferenciais, como:

  • Plataforma de atendimento toda online;
  • Depósitos e transferências via boleto e pelo PIX;
  • Solicitação de empréstimos online;
  • Poucas taxas e anuidades (podendo chegar a zero).

Essas são outras diferenças importantes entre os bancos digitais e físicos.

Dessa maneira, o último diferencial é um dos que mais tem atraído clientes para a plataforma digital, as taxas reduzidas e anuidades a 0% tem feito com que milhares de pessoas migrassem para essa nova era digital.

Como escolher um banco digital seguro?

Muitos clientes possuem a vontade e a curiosidade de migrarem para um banco digital, mas se preocupam em relação à segurança.

Vamos lhe dar algumas dicas importantes para que você não se preocupe mais com isso.

Uma das primeiras coisas que precisa ser feita é verificar qual a reputação do banco, ao pesquisar na internet é muito fácil saber qual o nível de seriedade do banco.

Além disso, é importante acessar o site oficial do banco digital e verificar quais são os pacotes oferecidos e se são do seu interesse.

Portanto, entre em contato com o telefone do banco e tire as suas principais dúvidas com os atendentes.

Tudo isso deve lhe ajudar a fazer a melhor escolha e de forma segura.

Gostou das nossas dicas? Confira muito mais aqui neste link!

Bruna Cezario

Estudante de Administração pela Universidade de São Paulo, atuo como redatora de conteúdo digital. Sou apaixonada por marketing, empreendedorismo e finanças. Tornar esses assuntos fáceis de serem compreendidos por você, é o meu principal propósito!