Qual o melhor dia de comprar no cartão de crédito? Confira!
O cartão de crédito pode facilitar muito a vida de quem precisa fazer uma compra, mas não tem o dinheiro no bolso ou na conta naquela hora, porque o pagamento acontece alguns dias depois, na hora de pagar a fatura.
Contudo, existe um jeito de você aumentar esse prazo em até 40 dias, o que pode ser um bom respiro para um mês que você já sabe que virá mais apertado.
Quer saber mais sobre isso e como se planejar para desfrutar desta vantagem? Então, continue lendo!
Qual o melhor dia para comprar no cartão de crédito?
Como funciona o cartão de crédito
O cartão de crédito é um sistema que só cobra a conta algum tempo depois da compra. Ele trabalha de forma mensal, embora não coincida com o mês do calendário: as duas datas de referência mais importantes são as de fechamento e de vencimento da fatura.
Entre elas, deve haver um espaço de alguns dias, garantindo que você receba a fatura e tenha alguns dias para pagá-la. A maior parte dos cartões deixa correr dez dias entre essas duas datas, mas há os que trabalham com menos tempo, como 7 ou 5 dias.
Quer um exemplo? Suponha um cartão cuja fatura está para vencer no dia 20 de julho – antes disso, será necessário fechar essa fatura e enviá-la ao cliente. Se essa marca trabalha com 10 dias entre as duas datas, o fechamento acontece no dia 10.
Portanto, o melhor dia para comprar será exatamente em 10 de julho, porque uma compra feita nesse dia só será cobrada não em agosto, pois a fatura estará fechada, mas em setembro, totalizando 40 dias de prazo para pagar! É ou não é um bom negócio?
Planeje o melhor dia para comprar no cartão de crédito
Sabendo disso, planeje-se para aproveitar essa vantagem!
Antes de mais nada, é preciso saber em que dia acontece o fechamento, informação facilmente verificável na própria fatura ou no aplicativo do cartão. No entanto, é bom levar em consideração que esse dia pode mudar em virtude de meses mais longos ou mais curtos ou feriados, então consulte todo mês a operadora a esse respeito, para ter essa data com antecedência.
Você pode, no nosso exemplo, deixar de comprar no cartão no dia 9 para comprar no dia 10.
Por outro lado, também é importante ter em conta o que você sabe de como serão seus rendimentos nos próximos meses. Se este mês está mais tranquilo, mas o próximo nem começou e já tem mais gastos, pode ser mais vantajoso para você comprar no cartão para cair na fatura deste mês, e evitar sobrecarregar mais o próximo.
Para poder tomar essa decisão da forma mais acertada, é preciso estar sempre fazendo a lição de casa de anotar todos os gastos e ter consciência do limite que você pode gastar por mês no cartão de crédito e em dinheiro vivo.
Evite os erros mais comuns
Confira alguns dos erros mais comuns na hora de comprar no cartão de crédito:
- Gastar tudo no “dia de virada” do cartão como se não houvesse amanhã;
- Colocar a cobrança da fatura para muito próximo do recebimento do seu salário: pode acontecer que, por finais de semana ou feriados, a vinda desse dinheiro atrase um pouco;
- Colocar a cobrança da fatura para muito longe do recebimento do seu salário: pode acontecer que, quando a fatura chegar, você não tenha mais dinheiro para pagá-la.
- O ideal é combinar com a administradora ou banco o vencimento para até dez dias depois do seu recebimento.
Quer saber mais? Acesse nosso site para conferir outros artigos sobre cartão de crédito.