Saiba como negociar a anuidade do cartão de crédito com o banco 

Você sabia que é possível negociar a anuidade do cartão de crédito? Nem sempre é preciso pagar taxas abusivas às instituições financeiras. 

Atualmente, ter um cartão de crédito é essencial. Seja para parcelar compras do dia a dia ou realizar pedidos pela internet, o produto financeiro é uma ótima solução para quem quer ter mais comodidade. 

Porém, de acordo com estudos, atualmente somente 5% das instituições financeiras possuem o serviço de anuidade gratuito. Além disso, muitos clientes acabam pagando taxas abusivas, sem nem mesmo usar todas as vantagens do cartão. 

Negociar a anuidade do cartão de crédito: por que a taxa é cobrada?

As taxas de anuidade cobradas pelos cartões de crédito podem ser consideradas como taxas de “manutenção”. Em alguns casos, ao pagar este valor, os clientes recebem algumas vantagens, como por exemplo: 

  • Programa de pontos exclusivo;
  • Assistências em viagens, ou seguros específicos;
  • Salas VIP em viagens;
  • Seguros de proteção para diversos tipos de compras;
  • Clube de descontos em lojas parceiras;
  • Programa de cashback.

Porém, existem alguns casos em que o valor é cobrado e o cliente nem mesmo usufrui dos benefícios. Existem casos ainda, que o usuário paga taxas altas de anuidade e não recebem vantagens para isso. Neste momento, vale a pena negociar a anuidade do cartão de crédito.

A revolução das fintechs

Com a chegada das fintechs, conhecidas como instituições financeiras que apostam em tecnologia, os preços de diversos produtos financeiros baratearam muito. 

Algumas empresas oferecem contas digitais e cartões de crédito com milhares de vantagens e sem nenhuma taxa. Entretanto, esta não é a realidade da maioria dos bancos. 

Hoje em dia, de acordo com pesquisas realizadas pelo “Guia Bolso”, cerca de 95% das instituições cobram taxas de anuidade em cartões de crédito. Os valores mais comuns podem variar de R$100 reais a R$1000 reais diluídos ao longo dos meses. 

Por quê negociar a anuidade do cartão de crédito?

De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira dos Cartões de Crédito, Ricardo de Barros, o mais importante é que o consumidor entenda as suas necessidades. 

Por isso, é necessário analisar se você precisa de um cartão com milhas, por exemplo. Ou se vale a pena pagar uma taxa de anuidade para um programa de pontos de que não usufrui. 

Desta forma, muitos consumidores podem chegar à conclusão de que não vale a pena pagar uma taxa de serviços atoa. É neste momento que entra a importância de negociar a anuidade do cartão de crédito.

Passo a passo para negociar a anuidade do cartão de crédito

Para negociar a anuidade do cartão de crédito é necessário entrar em contato com a empresa prestadora de serviço. 

Pelo telefone ou até mesmo pelos chats presentes nos aplicativos do cartão, o cliente deve informar seu desejo de baratear o custo do serviço. O que poucas pessoas sabem, é que cada vez mais os bancos estão abertos a este tipo de negociação. 

Na maioria dos casos, os clientes conseguem descontos ou até mesmo a retirada das taxas. Porém, vale lembrar que caso a negociação não seja bem sucedida, é possível fazer o cancelamento e procurar por empresas com um serviço mais barato. 

Thuanne

Redatora apaixonada pelo Marketing Digital e tudo o que este é capaz de transformar, estudante de Comunicação e desenvolvedora de conteúdo em constante processo de aprendizado.