Seguro prestamista: Entenda como funciona e saiba quem pode aderir
Você já ouviu falar do seguro prestamista? A opção está sempre disponível na hora de adquirir um novo crédito em instituições financeiras.
A modalidade pode ser interessante para quem está pensando em aderir um empréstimo, mas tem medo de perder sua fonte de renda. Além disso, é possível fazer o pagamento de forma diluída, juntamente com as parcelas.
Porém, na hora de solicitar a apólice do seguro, é necessário cumprir alguns pré-requisitos, como perda de emprego repentina ou até mesmo situação de invalidez.
O que é o seguro prestamista?
O seguro prestamista é uma modalidade de seguro feita para pessoas que adotaram um empréstimo ou financiamento. Desta forma, caso percam a sua fonte de renda, podem acionar o seguro para que os pagamentos possam ser garantidos.
Entretanto, este tipo de seguro está vinculado às instituições financeiras e são elas que recebem o auxílio do seguro, caso o consumidor perca o emprego ou sofra com situações de invalidez.
Atualmente diversos tipos de produtos financeiros oferecem esse seguro, como é o caso de cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e até mesmo consórcios feitos em uma grande quantidade de parcelas.
O valor pago pelo seguro depende muito do valor do crédito adquirido. Porém, na maioria das vezes o valor é acessível e pode ser pago juntamente com as parcelas, de forma totalmente diluída.
Existem alguns casos em que o seguro prestamista cobre as parcelas dos consumidores. Veja a seguir como funciona.
Quem pode aderir ao seguro prestamista
A adesão do seguro prestamista pode ser feita por qualquer pessoa no ato da adesão do empréstimo. Na maioria das vezes as instituições financeiras oferecem o seguro juntamente com a parcela. Porém, vale lembrar que é possível acionar o seguro somente nas seguintes condições:
- Perda de emprego: quando uma pessoa perde o emprego de forma involuntária, ou seja, é mandado embora sem justa causa, ele pode solicitar o seguro;
- Morte: em situações em que o solicitante do empréstimo falece, é possível entrar em contato para acionar o seguro.
- Situações de invalidez: casos em que o indivíduo sofre um acidente ou doença que faz com que ele esteja em situação de invalidez que o impeça de continuar trabalhando.
Caso seja necessário solicitar o auxílio do seguro prestamista, o indivíduo deve entrar em contato com a central de atendimento do banco em que realizou o empréstimo. Em caso de falecimento, os familiares devem entrar em contato com os dados dos documentos do parente.
Vale lembrar que a seguradora, na maioria dos casos, dá a resposta a respeito da aprovação de uso da apólice do seguro.
Vantagens oferecidas
Entre as vantagens oferecidas, podemos citar:
- Tranquilidade para a família: quando o seguro prestamista é feito, a família poderá ter a tranquilidade de que caso ocorra uma intercorrência, não será necessário arcar com as mensalidades do empréstimo.
- Proteção dos bens pessoais: por meio do seguro, é possível garantir que os bens pessoais possam ser protegidos, sem a necessidade de usá-los como garantia.