Como renegociar o financiamento do seu carro?
Ter planejamento financeiro é fundamental para se evitar problemas futuros, os quais poderão ser de difícil solução a curto prazo. Neste contexto, a compra de bens duráveis, como um automóvel, requer uma boa organização econômica, a fim de proteger contra eventuais armadilhas, dispostas no financiamento do seu carro.
Entenda agora como renegociar a dívida e implemente já estas sugestões para ter uma melhor saúde financeira.
Renegociando o financiamento do seu carro

Como fazer essa renegociação?
Assim que você perceber que não vai conseguir pagar a parcela do carro, é necessário ir ao banco e procurar o seu gerente. Não espere o vencimento da próxima parcela e tente dialogar com a financeira com intuito de negociar valores menores ou, até mesmo, um tempo maior para pagar. E, em último caso, é válida a solicitação da alteração da data de vencimento.
Com isso, o banco já estará ciente da sua situação e vai procurar fazer de tudo para chegar a um denominador comum. Afinal, a parte credora também não quer ser prejudicada, pois tem interesse em receber o valor acordado.
Leia o contrato antes de dar o primeiro passo
Ler o contrato antes de procurar a instituição para uma renegociação é imprescindível. Por este motivo, encontre o documento em seus arquivos e faça uma análise minuciosa a respeito de todos os aspectos e pormenores descritos no mesmo.
Verifique a existência de multas e sanções, busque saber o que pode ou não ser feito pela parte devedora e procure saber se existe alguma brecha ou direito que você não conhecia, mas que poderá beneficiá-lo.
Se necessário, peça a consultoria de um advogado e, juntos, façam a visita ao gerente. Este profissional também pode auxiliá-lo durante a negociação, garantindo que nenhuma surpresa seja embutida na quantia e que os juros não cheguem a valores exorbitantes.
Tome cuidado para a dívida não ficar maior
É preciso ficar atento. A renegociação pode não ser uma boa opção para aqueles que já pagaram grande parte da quantia, uma vez que ela pode gerar juros ainda maiores do que os que já estavam sendo pagos e, dessa maneira, dobrar o valor da dívida, algo que não é de bom grado para o proprietário do automóvel.
Quando você está renegociando uma dívida, existem duas formas de fazê-la: aumentando o prazo para pagamento ou, então, reduzindo a taxa de juros correspondentes a este déficit.
A primeira pode ser prejudicial porque ao elevar o tempo para a quitação do débito, a taxa de juros poderá sofrer alterações e, com isso, fará uma grande diferença no preço final do seu carro. O aumento dos juros anula toda a economia feita antes e o banco pode vir a oferecer uma taxa muito maior de crédito do que a anterior.
A segunda, por sua vez, diz respeito aos juros. A verdade é que, se você realizou o financiamento do seu carro há alguns anos, é possível que esta taxa seja mais alta do que a que a instituição possui hoje, uma vez que a taxa Selic diminuiu ao longo do tempo.
Por isso, o banco já recebeu mais do que imaginava e qualquer redução percentual, por menor que seja, não mexerá no lucro da companhia, mas pode significar um verdadeiro alivio para o devedor.
A renegociação em tempos de COVID-19
Por causa da crise financeira acarretada pelo Coronavírus, os bancos estão oferecendo uma pausa no pagamento dos contratos automotivos. Santander, Bradesco e Itaú separaram sessenta dias para os clientes e a Caixa, noventa. Contudo, não é para todos. O adiamento é contemplado, exclusivamente, para aqueles que contêm suas contas em dia.
O intervalo oferecido pelos bancos serve como uma chance de reorganização financeira, permitindo que os clientes e devedores possam rever seus gastos e orçamentos, a fim de resolver qual o melhor valor que a parcela deve ter para ser sanada.
Ainda assim, é necessário ter em mente que este não é um benefício automático. Dessa forma, o cliente precisar estar em contato com o banco para saber se está apto para recebê-lo.
Pense na portabilidade do financiamento do seu carro, mas apenas como última opção
Há muitas pessoas que recorrem à portabilidade de um banco para outro, com o intuito de encontrar uma solução para a dívida do financiamento do seu carro. No entanto, com a crise vivenciada atualmente, as instituições estão tendo que lidar com o desemprego e a inadimplência, o que pode fazer com que esta troca seja dificilmente aprovada.
Por isso, uma saída eficaz pode estar no requerimento de um empréstimo. Afinal, esta pode ser uma solução para estes tempos, visto que outras operadoras de crédito podem oferecer uma maior facilidade para a liquidação deste novo valor e, assim, o proprietário poderá ganhar algum fôlego para lidar com ambas as questões.
Tendo isso em vista, antes de tentar uma medida drástica, como transferir o déficit para uma nova companhia, encontrar alternativas distintas – e tão eficazes quanto – será uma conclusão para o dilema, garantindo a tranquilidade de quem possui a dívida e tem sofrido pensando em métodos para saná-la.
Acesso nosso site para mais conteúdo como esse
Ter um carro é o sonho de muitas pessoas e o financiamento é uma opção para aqueles que não podem pagar um valor tão alto de uma única vez. Contudo, com a crise que o país vem enfrentando e levando em consideração a quantidade de pessoas que estão ficando desempregadas, é possível conjecturar que se tornará ainda mais difícil conseguir pagar as parcelas desse financiamento, seja agora ou em um futuro próximo.
Por isso, os brasileiros estão procurando cada vez mais opções para quitar o financiamento e se ver o mais longe possível de contrair novas dívidas. Apesar disso, este ainda é um tema que vem preocupando muitos trabalhadores, especialmente os que estão contando com o pouco dinheiro que resta para saírem do vermelho.
Pensando nisso, nós estamos dispostos a ajudá-lo, oferecendo dicas e sugestões que guiem você, que ė nosso leitor, por este caminho, em busca da saúde financeira e monetária.
Quer saber mais sobre financiamento e outros assuntos? Não deixe de continuar navegando pelo nosso site e, claro, ler mais artigos em nosso blog. Nós nos esforçamos para trazer conteúdo de qualidade, a fim de te tirar dessa situação.