Cartão de crédito virtual: o que é, como funciona e como criá-lo

Você já ouviu falar de cartão de crédito virtual? Pois é, com o crescimento do número de fraudes e clonagens de cartões, uma boa alternativa é usar uma versão virtual para fazer compras pela Internet.

Anúncios

Muita gente, porém, ainda tem dúvidas de como esse serviço funciona, como criar um cartão de crédito virtual e quais são as vantagens de usá-lo.

Então continue lendo o artigo, pois vamos tirar todas as suas dúvidas sobre ele.

Anúncios

Cartão de crédito virtual: o que é?

Ele é como se fosse um espelho do seu cartão de crédito físico, porém digitalizado. Outra diferença é que o número dele não é fixo, ou seja, cada vez que você gera um cartão virtual, ele terá um número diferente, com prazo de validade.  Isso ajuda a lhe proteger contra fraudes.

Anúncios

Apesar disso, o modo de uso dele é exatamente igual ao de um cartão comum que você eventualmente usa para comprar na Internet.

Só posso usá-lo para compras na Internet?

Sim. Quando você cria um cartão de crédito virtual, ele não vem com uma versão física, de plástico. Dessa forma, você só conseguirá usá-lo para fazer compras online ou em aplicativos, já que não será possível passá-lo em uma maquininha de cartão, por exemplo.

Então qual a vantagem de um cartão virtual?

A principal vantagem é a segurança dos seus dados. Em tempos de coronavírus, em que as pessoas estão passando mais tempo em casa e comprando mais pela Internet, o número de fraudes e clonagens de cartões de crédito aumentou.

Anúncios
Anúncios

De posse do número do seu cartão tradicional e dos seus dados, os golpistas poderão fazer quantas compras quiserem, até que você ligue para a operadora e bloqueie.

Quando você gera um cartão de crédito virtual, porém, o número dele terá prazo de validade. Dessa forma, você só poderá usá-lo por um período de tempo (48h, por exemplo) e normalmente ele só é válido para uma compra.

Sendo assim, depois que você usá-lo ou o prazo acabar, o cartão fica simplesmente inválido, não podendo mais ser usado. Para fazer uma nova compra, será preciso gerar um novo cartão virtual, que virá com um número diferente do anterior, e isso dificulta a ação de criminosos.

O Nubank, porém, tem um modelo de cartão virtual um pouco diferente, com número fixo. Falamos sobre ele neste outro artigo.

Como eu faço para criar um cartão de crédito virtual?

Primeiramente, é necessário que a sua instituição bancária ofereça esse serviço. Normalmente, também é obrigatório que o cliente já tenha o cartão físico do banco, apesar de não precisar tê-lo em mãos para criar a versão digital.

A forma de gerar o cartão virtual pode variar de um banco para o outro, mas a maioria deles permite aos clientes fazerem o procedimento pelo próprio aplicativo ou site da instituição, de maneira bem simples e rápida. O cartão fica pronto na hora, sem necessidade de desbloqueio, já podendo ser utilizado para as compras na Internet.

RECOMENDADO PARA VOCÊ:

CONTA + CARTÃO DE CRÉDITO PAN
   

Quais bancos já oferecem este serviço?

Várias instituições financeiras já oferecem a possibilidade de gerar o cartão virtual. Dentre elas, podemos citar as principais:

O cartão virtual tem anuidade? E o limite dele?

Não, você não paga nada para gerar um modelo virtual do seu cartão e pode criá-lo quantas vezes quiser, já que possui prazo de validade. Você só pagará a anuidade do seu cartão físico (caso haja essa cobrança).

Quanto ao limite, alguns bancos permitem que você decida qual será o limite do cartão de crédito virtual antes de gerá-lo. Caso contrário, será o mesmo do cartão tradicional.

Como eu pago a fatura?

Como falamos, o cartão virtual é apenas um espelho do cartão físico. Sendo assim, todos os seus gastos com ele irão para a mesma fatura do modelo de plástico e ela será paga da mesma forma de sempre.

Conclusão

Se você costuma fazer comprar pela Internet e aplicativos, é uma ótima ideia usar uma versão virtual do seu cartão de crédito. Além de não pagar nada por isso, você fica mais protegido contra fraudes e clonagens.

Hoje em dia, várias instituições financeiras já oferecem o serviço e o processo de criação do cartão virtual costuma ser bem simples, pelo próprio aplicativo ou site do banco.

Anúncios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima