Habilidades e Competências Profissionais para Colocar no Currículo em 2022

Confira nesse artigo quais são as habilidades e competências profissionais que não podem faltar no seu currículo em 2022!

Anúncios

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e se destacar dos demais candidatos é essencial. Para isso montar um bom currículo faz toda diferença. Mas, na hora de elencar as habilidades e competências profissionais para expor neste documento, muita gente acaba ficando com dúvidas.

Afinal, quais habilidades são mais visadas no mercado de trabalho? Ou quais competências   devem constar no currículo para elevar suas chances de sucesso?

O fato é que o mercado de trabalho está em constante mudanças. Novas habilidades e competências surgem a todo momento, sobretudo no pós-Pandemia. Então, montar seu registro profissional levando isso em consideração é importante.

E para ajudar você nessa missão, preparamos esse artigo onde mostraremos quais são as habilidades e competências profissionais que não podem faltar no seu currículo. Confira!

________________
________________

Veja também:

Habilidades e competências profissionais: o que são?

Para saber quais competências ou habilidades incluir no seu currículo, antes de mais nada você precisa entender o que esses termos significam.

De modo geral, as habilidades são os traços de personalidade, as qualidades e as aptidões do candidato. São características que você carrega que são frutos da sua criação, da sua história de vida e características próprias.

Enquanto isso, as competências são as capacidades e conhecimentos que adquire e consegue treinar com o tempo. Nesse campo entram nsuas experiências profissionais, cursos, capacitações, faculdades. Assim como, todo o conhecimento que você adquire através de livros, palestras, seminários, documentários, etc.

Habilidades e competências profissionais mais requisitadas no mercado de trabalho

O principal ponto para o RH de uma empresa é verificar como aquele candidato se encaixa na cultura da empresa.

O candidato pode até ter as maiores qualificações do mundo. Mas, se elas não estiverem de acordo com os valores da corporação, não serão bem aceitas pelos recrutadores.

Tendo isso em mente, confira a seguir quais são as principais habilidades e competências que os recrutadores mais buscam.

Comunicação e Aprendizado

Saber se comunicar não é só o ato de falar, mas ter a capacidade de transmitir informações de fácil compreensão.

O aprendizado se refere a uma pessoa que está aberta para coisas novas, que não tem medo de se desenvolver e receber novas ideias. Sejam elas advindas de um gerente ou de um colega de equipe. Então estar sempre aberto para novas oportunidades de aprender é uma competência que os recrutadores valorizam bastante.

Trabalho em equipe

Quem sabe trabalhar em equipe consegue interagir melhor no ambiente de trabalho e ser mais produtivo. Por isso, se esta é uma habilidade que você possui, não deixe de fora do seu currículo. Principalmente porque pessoas com essa qualidade tem mais chances de sucesso em processos seletivos.

Habilidades e competências profissionais mais requisitadas – Autonomia

Ter autonomia também é algo visto com bons olhos pelos recrutadores durante a etapa de análise dos currículos.

Quando falamos de autonomia não é sobre resolver tudo sozinho. Mas saber evoluir dentro das atividades e funções que lhe compete.

Esta é uma competência bastante valorizada no mercado. Afinal, quanto mais autonomia, mais confiante e capacidade de crescimento o profissional demonstra ter. Então não esqueça de incluir essa habilidade em seu currículo se ela fizer parte dos seus atributos.

Inteligência emocional

Esse é um ponto importantíssimo, pois ainda que uma pessoa seja excelente e qualificada, se ela não tem capacidade psicológica para suportar as cobranças, exigências e demandas do seu cargo, vai ter problemas na empresa.

A inteligência emocional é o encontro entre o equilíbrio mental e o desenvolvimento das atividades de trabalho. Você precisa ter uma saúde mental boa para conhecer seus limites, até para conseguir se comunicar com as outras pessoas de forma tranquila, ainda que seu dia esteja turbulento.

Portanto estas são as Habilidades e Competências mais importantes para se ter em um currículo. Então analise cada uma delas, e comece a treinar as que ainda não possui. Somente assim poderá elevar suas chances de sucesso nos processos seletivos!

Gostou deste conteúdo? Siga-nos no Google Notícias:

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo