Olho no prazo: 1,4 milhão de brasileiros perderam direito ao auxílio emergencial

Enquanto segue a indefinição em Brasília a respeito da renovação ou não do auxílio emergencial, muitos beneficiários que receberam a ajuda financeira do programa ainda não movimentaram o valor e correm o risco de ficar sem ele.

Anúncios

Segundo o Ministério da Cidadania, 1,4 milhão de pessoas já perderam o direito de sacar o “coronavoucher” por não terem movimentado o dinheiro dentro do prazo.

Quer saber qual é o prazo máximo para sacar o auxílio emergencial e não ficar sem o dinheiro? É o que vamos falar neste artigo. Confira!

O auxílio emergencial ainda está sendo pago?

Não. O auxílio emergencial que começou a ser pago em abril de 2020 terminou após o pagamento da 9ª parcela (para quem foi aprovado desde o início), no valor de R$ 300. Porém, o saque da última prestação foi liberado apenas no dia 27 de janeiro de 2021.

Apesar disso, muitas pessoas acabaram por perder os prazos de movimentação do auxílio e, neste caso, não conseguirão mais sacá-lo, já que o dinheiro retorna automaticamente para os cofres da união.

De acordo com o governo, 1,4 milhão de pessoas não cumpriram o prazo, o que fez com que R$ 1,3 bilhão fossem devolvidos ao estado.

Vale lembrar que houve uma exceção para cerca de 196 mil pessoas, que receberam valores do auxílio no último dia 28 de janeiro e terão, a partir desta data, 90 dias para movimentar o dinheiro.

São beneficiários que tiveram o auxílio suspenso ou negado, entraram com recurso e tiveram a decisão favorável. Neste caso, receberam, no dia 28, todos os valores a que tinham direito.

Quais são os prazos corretos para movimentar o auxílio?

Os beneficiários têm até 90 dias para movimentar o dinheiro depositado no aplicativo do Caixa Tem. Lembrando que o prazo começa a ser contado a partir da data em que o valor entra na conta poupança digital social da pessoa.

Para quem recebia o Bolsa Família e passou a receber provisoriamente o auxílio emergencial, o prazo é maior: 270 dias. Vale ressaltar que o Bolsa Família já voltou a ser pago em 2021 e o dinheiro pode ser movimentado pelo app do Caixa Tem, seguindo o mesmo prazo.

Lembrando que movimentar o dinheiro não é apenas sacá-lo. A pessoa pode usar o saldo do Caixa Tem para pagar contas e boletos, por exemplo, e não correr mais o risco de o valor retornar aos cofres públicos depois de 90 ou 270 dias (no caso de beneficiários do Bolsa Família).

Neste outro artigo, falamos tudo que você pode fazer no app do Caixa Tem. Vale a pena dar uma lida.

Transferir dinheiro do Caixa Tem pelo Pix

Uma boa forma de transferir o seu dinheiro do Caixa Tem de forma digital, gratuita e instantânea para outra conta bancária é usar o Pix.

O bom desse procedimento é que pode ser feito a qualquer hora do dia – mesmo fora do horário comercial do banco -, inclusive aos feriados e finais de semana. Além disso, você já fica livre de ter o dinheiro “confiscado” pelo governo por não o movimentar antes do prazo.

Clique aqui para ver detalhadamente como fazer isso. Mas, se você ainda não sabe direito o que é o Pix, recomendamos ler este outro artigo.

Auxílio emergencial em 2021?

Embora o presidente Jair Bolsonaro e sua equipe econômica venham afirmando que não há mais verba para custear novas parcelas do auxílio emergencial em 2021, o governo tem sido bastante pressionado pela volta do benefício.

Isso porque a pandemia do novo coronavírus não acabou e cerca de 14 milhões de brasileiros estão desempregados, precisando do auxílio para conseguirem pagar as contas.

Alguns parlamentares, inclusive, protocolaram projetos de lei pedindo a renovação do “coronavoucher” e secretários de 18 estados brasileiros enviaram uma carta ao Congresso endossando o pedido.

O Congresso Nacional retornou do recesso na última segunda-feira (01 de fevereiro) e os novos presidentes da Câmara e do Senado – Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), respectivamente – disseram que vão avaliar maneiras de retornar com o auxílio emergencial sem estourar o teto de gastos públicos.

Assim que tivermos novas informações, publicaremos aqui no Dinheiro Bem Cuidado. Fique ligado e acompanhe nossos conteúdos!

Patrocinados:

Gostou deste conteúdo?

COMPARTILHAR
COMPARTILHAR
TWITAR

VEJA TAMBÉM:

Copyright © 2019 – 2021 Dinheiro Bem Cuidado CNPJ: 23.654.977/0001-28

0

Aguarde… Carregando Conteúdo