Cartão de débito – Porque preferir esse método para pagar suas contas

É comum as pessoas evitarem o cartão de débito, para deixar o dinheiro guardado, mas acabam usando o cartão de crédito.

Ou seja, aquele dinheiro guardado só está sendo reservado para a conta que vem logo ali com a compra do cartão de crédito.

Abaixo falarei porque optar por cartão de débito é a melhor opção para você começar a controlar o financeiro da sua família.

Boa leitura!

Cartão de débito – Porque preferir esse método para pagar suas contas

#1 – Você tem um controle financeiro melhor:

Quando você decide usar o cartão de débito, a transferência de dinheiro acontece imediatamente, já que o dinheiro sai da conta.

Para que você consiga manter um bom controle financeiro, isso é perfeito, pois, o se registro de gasto acontece ao mesmo tempo em que o gasto acontece.

Portanto, você vai consumir exatamente no momento em que você paga.

Isso faz muita diferença principalmente se considerarmos a questão emocional.

Assim, você faz anotações diariamente, ao comprar com o seu cartão de débito e vai percebendo o seu orçamento se comportando de acordo com os seus gastos.

Nesse caso, se você for olhar no seu extrato, você vai ser capaz de ver como está o seu mês em dinheiro, sem falsas expectativas.

Quanto falamos de controlar o financeiro, quanto mais simples for e real, melhor.

#2 – Ele está vinculado a sua conta corrente:

Um dos maiores desafios de quando se usa o cartão de crédito é a dificuldade de manter diferentes contas administradas.

Ou seja, fica difícil acompanhar os gastos que estão sendo realizados em diferentes opções de pagamento e depois colocar tudo em um único orçamento bem estruturado.

Nessas situações, o cartão de débito consegue associar tudo na sua conta corrente, simplificando tudo e deixando mais prático.

Assim, você tem uma conta apenas para o seu dinheiro que entre e sai, utilizando somente um cartão de uso, o débito.

Não estou dizendo que essa é a melhor maneira que você tem para administrar a suas contas, mas para aqueles que estão começando, essa maneira é muito mais simples e apresenta rápidos resultados.

#3 – Débito é sinônimo de planejamento:

Quando você passa o cartão de débito ao invés de usar o cartão de crédito, tem algo subjetivo ali, que você precisou fazer um planejamento para poder gastá-lo.

Quando o cartão de débito é utilizado, tenho certeza que você avaliou o impacto que o setor financeiro como um todo e reservou esse dinheiro para uma compra.

Isso mostra que mesmo de maneira inconsciente existe um planejamento avista.

Ou seja, se tem dinheiro para comprar tal coisa, então compra, caso não, não compra.

Pode ser mesmo para uma viagem: “Tenho dinheiro para viajar para tal lugar?” Não?” “Então é necessário fazer um planejamento para poder ir”.

O legal do cartão de débito é que ele pode ajudar nesse planejamento financeiro, pois, ele serve como uma maneira de pagamento perfeito.

Por quê? Porque ele faz você agir de maneira consciente, planejada e estruturada, de acordo com a necessidade da família.

Já o crédito, tende sempre a ser mais sedutor quanto a tentação da compra é grande.

#4 – O efeito do cartão de débito é na hora:

Dentro do controle financeiro pessoal, existe uma regra que diz que é preciso sempre gastar menos do que se ganha.

Quando você usa o cartão de crédito, esse limite acaba sendo mais limitado e complicado, principalmente porque muitas pessoas nem sabe o quanto recebem no total e o quanto elas gastam.

Isso resulta em mais de 80% das pessoas endividadas por conta do cartão de crédito.

Já o cartão de débito está vinculado a sua conta e você consegue movimentá-la de acordo com a sua realidade.

Se você exagerar, então o seu dinheiro vai acabar agora.

É claro que tem pessoas que exageram até aqui e acabam se aproveitando do cheque especial, entretanto, a dor para essa perda é muito maior do que o cartão de crédito.

Além disso, é muito comum chegar sempre que possível o extrato da conta-corrente e não é tão comum ver as contas no cartão de crédito.

Ou seja, comprar no cartão de débito é uma decisão que acaba tendo um efeito bem prático, podendo ser uma compra bem planejada ou entrada no cheque especial.

Está tudo acontecendo ali, na hora e isso faz você a aumentar o alerta na sua cabeça para ter cuidado com os gastos.

Taynara

Formada em Psicologia pela Universidade Paulista, sou coordenadora há 5 anos do projeto de produção de conteúdo do Marketing Team. Além disso, atuo no mercado financeiro em ações na Bolsa de Valores e investimentos esportivos há 3 anos. Através dessa página tento passar o máximo de conhecimento obtido sobre os temas há vocês.