Dívida Caducada: Saiba como voltar a usar seu CPF
Existem muitos brasileiros que estão com o CPF negativado por conta de dívida adquirida em algum estabelecimento, dessa maneira eles estão com o crédito restrito, não podendo solicitar cartões de crédito, nem empréstimos.
Todas as dívidas ficam por um tempo no nome da pessoa até que ela caduque, esse termo é muito conhecido pela população em um geral, pois depois da dívida caducar o consumidor poderá voltar a utilizar o seu CPF.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece com as dívidas caducadas e com algumas dicas de como melhorar o seu score, continue com a gente.
Saiba o que é uma dívida caducada
Esse termo é utilizado pelos brasileiros para designar uma grande passagem de tempo após a contração de uma dívida, onde ela ainda existe, contudo não restringe mais o seu CPF como anteriormente
Qual é o tempo que uma dívida leva para caducar?
Esta é uma das dúvidas mais comuns na cabeça dos brasileiros, saiba que isso varia de acordo com cada dívida. Lembre-se que mesmo que a dívida caduque e o seu CPF seja liberado, ela ainda segue existindo e é importante que você faça o pagamento dela.
De acordo com o artigo 205 do Código Civil, a maior parte das dívidas prescrevem em 10 anos, contudo existem algumas exceções como: contas de água, luz, telefone e internet até 5 anos, e aluguéis até 3 anos
Depois que a dívida prescrever eu posso voltar a fazer compras?
Sim! Você poderá voltar a fazer compras, solicitar cartões de crédito e de débito, contudo você deve ficar atento caso não pague a sua dívida, pois o seu score estará muito baixo, sendo assim é provável que ao solicitar crédito em qualquer lugar, seja recusado.
Para que seu nome seja retirado de vez da inadimplência, é necessário que você efetue o pagamento integral de sua dívida, para que assim seja removido o seu nome do cadastro.
Após o pagamento da dívida o seu score irá voltar a subir, desse modo aumentando suas chances de conseguir um cartão de crédito ou financiamento.
Como melhorar o CPF depois que a dívida caducar?
A melhor opção é que você realize o pagamento de sua dívida o quanto antes, quem sabe até negociando para que tenha um valor mais ameno. Além disso, com essa ação você mostrará que é uma pessoa que se pode confiar, pois faz o pagamento de suas dívidas.
Aprenda 5 dicas infalíveis para aumentar o seu score após a dívida caducada
Como você já deve ter percebido, ter um bom score de crédito é muito importante para que você tenha uma vida financeira saudável e isso é o que a maior parte das pessoas desejam.
Pensando em como te auxiliar no momento pós caducação da dívida, nós trouxemos algumas dicas essenciais para você recuperar o seu bom nome no mercado de crédito.
Dica 1: Efetue o pagamento de suas contas adiantadas
Se for possível troque o vencimento de suas contas para um período mais longe, dessa maneira você sempre terá o dinheiro antes delas vencerem, assim você conseguirá pagá-las de maneira antecipada, mostrando para o sistema de crédito que está preocupado em manter o bom nome.
Você não precisa pagar a sua fatura do cartão de crédito 15 dias antes de fechar, por exemplo, você só precisa pagar antes do dia do vencimento, podendo ser um ou dois.
Essa ação dará um plus em relação ao seu score, ajudando a conseguir um empréstimo ou crédito em algum estabelecimento.
Dica 2: Caso não precise, não solicite crédito
Muitas pessoas para saber se o seu nome está bom no mercado fazem a solicitação de um cartão de crédito ou empréstimo, porém isso é um grande erro.
Existe uma maneira muito fácil de acompanhar como está o seu nome, basta acessar o site do Serasa Score e se cadastrar, nele você terá acesso a sua nota e quais são os fatores que estão interferindo nela.
Ao você solicitar crédito, será feita uma análise de seu perfil e ao ter muitas análises em seu perfil em um curto período de tempo, o sistema que calcula sua nota interpretará de uma maneira equivocada e seu score irá despencar.
Dica 3: Sempre negocie suas dívidas, mesmo que elas estejam vencidas.
Muitas pessoas acreditam que não tem como melhorar o seu score se estão com dívidas, saiba que uma das maneiras de melhorar é justamente negociando suas dívidas, pois dessa maneira o seu nome sairá do cadastro negativo e voltará somente se você deixar de pagar as faturas pré-estabelecidas na negociação.
Ao sair da lista de devedores, o seu score aumentará, possibilitando assim novas oportunidades de empréstimos e até mesmo cartões de crédito!
Dica 4: Autorize o Cadastro Positivo
Esse cadastro foi criado para facilitar a concessão de crédito para as pessoas, pois ele leva em conta todo o histórico de pagamento da pessoa, não apenas um período determinado posteriormente.
Atualmente, todos os bons pagadores entram de maneira automática nessa lista e caso você queira saber se faz parte dela, basta entrar no site do serasa e olhar.
Existem várias vantagens na hora de conseguir as coisas utilizando o cadastro positivo, você pode saber um pouco mais apertando aqui.
Dica 5: Utilize o cartão de crédito no crédito
Muitos dos cartões de crédito possuem a possibilidade de realizar compras no crédito e no débito, algumas pessoas acreditam que utilizar no débito irá ajudar no score, mas saiba que isso está equivocado.
Quando utilizamos o cartão de crédito no débito é como se estivéssemos pagando com dinheiro, não fica nada suspenso para ser pago posteriormente.
Já ao realizar o pagamento no crédito, estarão tendo que confiar que você irá pagar a sua fatura.
Então ao realizar compras no crédito e pagando a sua fatura em dia, você estará aumentando o seu score de maneira bem significativa.
Esperamos que esse texto tenha sido útil para você! Comparitlhe com seus amigos para que eles também fiquem por dentro de tudo que acontece com as dívidas caducada. Não deixe de dar sua opinião nos comentários, pois ela é muito importante para nós.