6 passos para receber o dinheiro que o governo liberou

Em meio à crise do coronavírus, uma das principais medidas do Governo Federal para estimular a economia foi a sanção do auxílio emergencial de R$ 600.

Quem recebe o Bolsa Família ou está inscrito no Cadastro Único recebe o benefício automaticamente. No entanto, microempreendedores individuais (MEIs), trabalhadores informais sem carteira assinada e contribuintes individuais da previdência precisam efetuar um cadastro para receber o benefício.

Não sabe como fazer o cadastro? Então este artigo é para você. Em seis passos simples, te ensinamos a como se inscrever para ter acesso ao “coronavoucher”, como o benefício ficou conhecido. Confira:

Acesso à plataforma

O primeiro passo para solicitar o auxílio emergencial é acessar a plataforma criada para este fim.

Há duas maneiras de fazer essa inscrição: acessando o site da Caixa ou baixando o aplicativo Caixa Auxílio Emergencial (disponível para Android e iOS). Depois disso, basta clicar em “realize sua solicitação”.

Atenção: além dos critérios supracitados, não poderá receber o auxílio quem teve renda superior a R$ 28.559,70 em 2018 e renda mensal total familiar acima de três salários mínimos. Estando habilitado, clique em “tenho os requisitos, quero continuar”.

Preenchimento dos dados

Em seguida, você será direcionado a uma tela onde precisará preencher quatro dados: nome completo, CPF, data de nascimento e o nome da sua mãe.

Como o próprio portal reforça, as informações precisam estar em conformidade com seu cadastro na Receita Federal. Marque a opção “não sou um robô” e continue o processo.

Código de verificação

Agora, será necessário digitar o número do seu celular e a operadora do telefone. Assim, você receberá um código de verificação por SMS, e terá que digitá-lo no site para prosseguir. Este procedimento é importante para atestar a sua autenticidade.

Um pequeno lembrete: a Caixa informa que a mensagem de texto é enviada em até 10 minutos, e que o tempo disponível para você informar o código no site é de até quatro horas.

Dados complementares

Nesta etapa, você terá que preencher seus dados econômicos. O portal solicita quanto você ganhava (em média) por mês, qual a sua atividade profissional e estado e cidade onde mora. Feito isso, clique em “continuar”.

Você agora será direcionado para adicionar os dados dos integrantes da sua família que possuam CPF. Caso você seja mulher e chefe de família, marque esta opção na parte inferior da tela.

Recebimento do benefício

Hora de escolher se você quer receber o benefício em uma conta em banco já existente ou abrir uma poupança digital na Caixa. Caso opte pela primeira opção, você informará qual o banco, o tipo da conta, o número da agência e o número da conta.

Conferência dos dados

Por fim, basta conferir todas as informações e clicar em “concluir sua solicitação”. O Governo analisará seu pedido e, caso aprovado, você finalmente receberá o dinheiro!

Viu como é simples? Agora que você já sabe como receber o dinheiro que o governo liberou, faça sua solicitação e tenha cuidado com as fraudes! Clique aqui para conhecer os 5 golpes mais comuns da quarentena.

Editor

Entusiasta ao marketing online, apaixonado por crédito e finanças pessoais