Imposto de renda: quando será divulgado o 5º e último lote de restituição
Pela lei, quem tem mais de 60 anos e também quem tem graves problemas de saúde, terá sempre essa prioridade.
O prazo para declarar o imposto de renda em 2023, naturalmente, já acabou há tempos. Afinal de contas, o último dia foi em 31 de maio, até um pouco acima do habitual.
Agora, os contribuintes que terão algum valor a receber vivem a expectativa de receber a chamada restituição do imposto de renda. Ou seja, aquele valor que ficou retido na fonte, na Receita Federal, desde o ano passado, e que agora será devolvido com juros, como acontece todos os anos.
Inclusive, alguns já receberam, pois, os quatro primeiros lotes já tiveram os seus prazos. Aliás, no caso do quarto lote, aqueles que recebem agora, no final de agosto, já foram informados e já sabem até mesmo os valores.
Imposto de renda: quando chega o quinto lote
Mas, os contribuintes que ainda não receberam a restituição do imposto de renda, podem ficar no aguardo para o quinto lote. Este será o último da declaração de 2023. Segundo a Receita Federal, o prazo do pagamento será no dia 29 de setembro.
Entretanto, normalmente uma semana antes, já é possível consultar se vai receber ou não, através do próprio site da Receita Federal. Assim, saberá quando e quanto vai receber.
Geralmente, os contribuintes recebem mais do que aparece na hora da declaração. Isso porque o valor é atualizado com juros e correção monetária do período.
Normalmente, quem recebe a restituição do imposto de renda usa o valor para pagar alguma conta extra ou até mesmo para aplicar em alguma caderneta de poupança, por exemplo.
Por que uns recebem primeiro que os outros?
Muita gente reclama da demora para receber a restituição do imposto de renda, mas, é tudo uma questão de fila. Isso porque quem declara o imposto mais cedo, tende a ter prioridade na hora de receber essa restituição.
Inclusive, pela lei, quem tem mais de 60 anos e também quem tem graves problemas de saúde, terá sempre essa prioridade para o recebimento. Depois, seguirá a ordem de quem declarou antecipadamente.
Mas, quem chegar ao quinto lote e não receber? Neste caso, é porque houve alguma inconsistência na declaração por algum dado errado.
Assim, ainda é possível fazer uma declaração retificadora, identificando os dados errados. Para isso, é importante acessar o e-Cac e conseguir ter acesso a todo o processo de pagamento do imposto de renda, garantindo que poderá agora resolver o problema e, ainda este ano, receber a restituição do seu imposto de renda.
Saiba mais: Será que vai aumentar o limite da MEI.